Sinais de dependência emocional

É realmente impressionante o número de pessoas que sofrem por não se sentir autoconfiante o bastante para assumir a própria vida. Os relacionamentos amorosos onde há dependência emocional são pautados por desequilíbrios constantes, podendo, não raras vezes, enveredar para a violência. O primeiro passo para qualquer mudança é ter consciência de sua necessidade. Conhecer os sinais que podem indicar dependência emocional é de suma importância.

Cito alguns:

 Ciúmes e controle

Se você não consegue controlar o ciúme, não perde uma oportunidade de checar celular e redes sociais do parceiro, a situação é alarmante. Quando se é dependente emocional o medo de perder é muito intenso, então a pessoa busca controlar cada passo do outro e tudo parece ser ameaçador. O sentimento de posse é forte e, muitas vezes, leva a pessoa a desiquilíbrios perigosos, sempre tentando controlar o parceiro.

Quer estar junto o tempo todo

Você muda todos os seus planos, cancela qualquer atividade para se manter junto dele(a), até porque quando não estão juntos você se sente só, inseguro(a), entediado(a). A opinião dele(a) é mais relevante do que a sua; pressiona e se deixa pressionar sempre.

Sua autoestima depende de aprovação

Seu senso de autoestima depende do afeto e da aprovação de seu parceiro que tem que atender às suas expectativas, caso contrário, você não se sente amado(a) ou seguro(a). Aliás, você precisa de lembretes constantes de que seu parceiro lhe ama e cobra muito isso.

 Tem dificuldade em tomada de decisões

Sente necessidade que outros assumam responsabilidade pelas principais áreas da sua vida, tendo grande dificuldade em discordar dos outros. Afinal, é movido(a) pelo medo de perder apoio ou aprovação. Então, é muito comum se tornar dependente em todos os aspectos da vida.

 Não consegue viver sozinho(a)

Se você perdeu seu parceiro e acredita que não seja capaz de seguir sua vida, tipo: “eu não vivo sem você”. Sente-se desamparado(a) e possui temores exagerados de não ser capaz de cuidar de si mesmo, então busca com urgência outro relacionamento. Fique muito atento(a), pois, é comum nos dependentes emocionais preocupações por ser abandonados à própria sorte.

Nesse sentido entende-se que esta condição emocional ou comportamental afeta de forma relevante a habilidade do indivíduo de ter um relacionamento saudável e satisfatório. Vale a pena, pois, buscar o equilíbrio emocional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Suely Buriasco