CARNAVAL 2015: SÃO PAULO DEVE ATRAIR MAIS TURISTA

Pesquisa de perfil de público do carnaval completa 10 anos e a presença de turistas no Sambódromo do Anhembi é crescente. Confira os detalhes abaixo.

No ano passado o número foi recorde e em 2015, a medição de público completa dez anos 

Carnaval 2014 -  São Paulo (SP) - 01.03.2014 - Desfile do Grupo Especial no Sambodromo do Anhembi, escola: Mocidade Alegrel, Foto Marcos Lins / SPTuris

Carnaval 2014. Foto: Marcos Lins

 A contagem regressiva já começou e os 530 metros da pista do Sambódromo do Anhembi estão quase prontos para receber um dos maiores espetáculos da terra. No ano passado, a festa do samba paulistano reuniu cerca de 120 mil pessoas em quatro dias de desfile, sendo que 15 mil eram visitantes; o que deve se repetir em 2015.

De acordo com o levantamento de 2014, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, além do aumento de turistas, houve crescimento nos gastos dos visitantes e no período de permanência na cidade em relação ao ano anterior. Em 2013 os turistas gastavam, em média, R$ 728 em um período de 2,6 dias, já no ano seguinte, o gasto saltou 4,5% com quase o dobro da permanência, 4,4 dias.

Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, para o carnaval 2015 a expectativa é positiva e os turistas foliões devem marcar presença em peso. “Analisando as últimas pesquisas realizadas no Carnaval é possível afirmar que a presença do turista no Sambódromo segue em ascensão. Estamos preparados e ansiosos para recebê-los e, mais uma vez, despertar neles o desejo de voltar no ano seguinte”, afirma.

O Carnaval 2014 também atraiu novo público ao Sambódromo do Anhembi: 45,5% dos entrevistados vieram ao desfile pela primeira vez e os 54,5% dos entrevistados que já vieram em outros carnavais podem ser considerados “veteranos”, tendo assistido ao desfile, em média, por sete vezes em anos anteriores.

 A novidade para 2015 fica por conta da pesquisa inédita que será feita no Carnaval de Rua. Os pesquisados vão aplicar centenas de questionários juntamente aos foliões dos blocos para ter um dimensionamento do perfil dos foliões e o impacto da festa popular paulistana.

Redes Sociais

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos, pesquisas e tendências da SPTuris, também foi responsável por pelo monitoramento do Carnaval de São Paulo nas mídias sociais em 2014.

Entre os principais resultados, a pesquisa apurou que a audiência direta foi de 3,4 milhões de pessoas no Twitter e Facebook, sendo que a grande maioria foram mensagens positivas e apenas 7% negativas. As principais postagens foram fotos no Instagram de pessoas se divertindo nos blocos (45%), mensagens sobre blocos de Carnaval (33%) e a divulgação da programação do Carnaval de Rua de São Paulo (19%).

 ViajaNet

Esta semana, a agência de viagens online ViajaNet também divulgou que a cidade de São Paulo é responsável por quase 30% de toda procura por viagem para o período de carnaval. A pesquisa completa pode ser conferida no sitewww.viajanet.com.br

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vera Tabach

Fundadora e Diretora da ABIME.