LBV APRESENTA MÉTODO BRASILEIRO COMO DIFERENCIAL PARA A EDUCAÇÃO MUNDIAL

LBVLBVLogo Atualizado -   13º Congresso de Educação - Alta - Vertical

Sob o tema “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará, nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, seu 13º Congresso Internacional de Educação. O evento, que ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP), objetiva promover palestras e oficinas pedagógicas que colaboram para a formação continuada de pesquisadores, docentes, alunos, pais, profissionais ligados à Educação e áreas afins.

A palestra de abertura ocorrerá às 19h30, em 30 de julho, e será ministrada pela professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda, professora titular da PUC-SP, livre-docente em Didática, doutora em Antropologia e mestre em Filosofia da Educação. Com vasta experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, é professora associada do Centre de Recherche et Intervention Educative (Crie), da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, e pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No segundo dia do congresso, palestrará a jornalista e psicopedagoga Eloisa Bombonatti. Ela é mestre em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, especialista em Alunos com Problemas de Aprendizagem e Gestão Escolar. O tema de sua explanação será “A importância do desenvolvimento da competência leitora em todas as áreas de conhecimento”.

Valéria Bussola Martins fará palestra sobre “O professor e a constante busca por mudanças: um olhar humano”. A palestrante é doutora em Letras, com experiência nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Teologia e Química.

No último dia, Vasco Pedro Moretto falará acerca da temática “Mobilização com vistas à aprendizagem”. O convidado é mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional.

Para encerrar as palestras, o assunto “Mobilização como prática da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico” será ministrado por Maria Suelí Periotto, doutoranda em Educação e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, e por Daniel Guimarães e Silva, cientista social e apresentador do programa Sociedade Solidária, da Boa Vontade TV e da Super Rede Boa Vontade de Rádio.

A programação abrange também 14 oficinas pedagógicas temáticas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3225-4590 ou 3361-6078 ou pelo site www.lbv.org.br/congressodeeducacao.

Serviço
Evento: 13º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Datas e horários: 30 de julho, das 18 às 22 horas; 31 de julho, das 9 às 18h30; e 1º de agosto, das 9 às 17h30.
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto em São Paulo/SP.
Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro.
Informações/inscrições: (11) 3225-4590 ou 3361-6078
Site: www.lbv.org.br/congressodeeducacão

Logo Atualizado -   13º Congresso de Educação - Alta - Vertical

Método brasileiro apresenta diferencial para a educação mundial

A pedagogia que tem cativado profissionais da área é destaque em evento internacional

Um modelo de ensino nascido no Brasil, que propõe ao professor trabalhar conteúdos pedagógicos com uma visão além do intelecto, tem ido muito além das fronteiras territoriais do país e se tornado referência a educadores de outras nações. Trata-se da linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto (formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico), aplicada com sucesso em todas as escolas e unidades socioassistenciais da Legião da Boa Vontade (LBV), que vem conquistando profissionais da área por sua proposta de aliar a inteligência do cérebro à do coração, ao sugerir que habilidades e competências do aluno sejam reforçadas por valores éticos, ecumênicos e espirituais.

A ideia dessa maneira diferenciada de educar partiu do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, ao observar a necessidade de garantir nas unidades socioeducacionais da Instituição um ensino de qualidade e a vivência de uma cidadania ecumênica, firmada nos sentimentos de solidariedade, paz e respeito às diferenças. Com resultados altamente positivos, demonstrados pelo índice zero de evasão escolar e pelos ambientes livres da violência, profissionais de outros países têm convidado a Legião da Boa Vontade para compartilhar suas práticas pedagógicas, com a capacitação de professores e apoio com materiais para instituições educacionais que queiram adotar a linha pedagógica.

Em 2011, por exemplo, a Instituição foi convidada a apresentar suas recomendações nas Nações Unidas (ONU), em Genebra/Suíça, fato que se repetiu dois anos depois, quando coorganizou um fórum sobre tecnologia e educação na sede da organização em Nova York. Por sinal, nos Estados Unidos, a aplicação da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico tem alcançado efeitos imediatos com o projeto Good Will Students for Peace, num trabalho realizado com estudantes da Lincoln Avenue School, em Orange, New Jersey. Com o incentivo da metodologia própria da LBV, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), eles encontraram formas de ajudar a comunidade. “Sinto-me feliz de ser parceira da LBV. É uma ótima Organização, que contribui para a formação do caráter dos nossos alunos, além de promover serviços comunitários que mostram às crianças quão importante é o ato de devolver alguma coisa para a comunidade”, afirmou a diretora da escola, Denise White.

Nos próximos dias, inclusive, a LBV organiza a 13ª edição de seu Congresso Internacional de Educação, na qual o assunto será amplamente discutido. Conferenciarão no evento renomados especialistas, norteados pelo tema central: “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”. A representação da LBV dos EUA também se fará presente, trazendo os bons resultados obtidos com a Pedagogia da LBV. O encontro ocorrerá no Conjunto Educacional Boa Vontade em São Paulo/SP (Av. Rudge, 700, Bom Retiro) entre 30 de julho e 1º de agosto. No site www. lbv.org/congressodeeducacao é possível saber de todas as informações sobre o encontro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...