Funarte apoia participação de artistas brasileiros na Quadrienal de Praga

Evento começa dia 18 de junho e reúne trabalhos de artistas de vários estados do Brasil

image

 

A concepção visual da peça “interior”, do Grupo Bagaceirade Teatro,participará da Mostra Nacional Brasileira, na seção dos
Países e Regiões da Quadrienal de Praga

Vinte e nove artistas brasileiros, entre cenógrafos, iluminadores e figurinistas, como Hélio Eichbauer, Serroni e Fernando Mello da Costa, vão participar da 13ª edição da Quadrienal de Praga:Espaço e Design da Performance. O evento, que ocorre desde 1967 na capital da República Tcheca, será realizado entre os dias 18 e 28 de junho de 2015 e terá como tema principal Espaço Compartilhado: Música, Clima, Política.
Com curadoria geral de Ronald Teixeira, a Representação Brasileira vai apresentar durante a PQ’15 um projeto expositivo dos 29 artistas brasileiros, dentro do eixo Política. A obra, composta por esferas, se transforma, aparentemente, em uma árvore. A curadora adjunta Rosane Muniz, doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, explica que a ideia foi criar uma rede de inter-relações, na qual cada um colocou, dentro desses objetos, sua “confissão criadora”. “Eles trabalharam sem saber o que o outro estava criando”, comenta. Depois, as peças foram reunidas em São Paulo e tudo foi sendo “montado” em uma só estrutura, estabelecendo a relação entre seus criadores e ganhando a forma desenhada por Doris Rollemberg e Ronaldo Teixeira, designers do projeto expositivo.
Assim como nas duas edições anteriores, a Representação Brasileira contou com apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura. Com recursos de R$ 500 mil encaminhados pelo MinC, a Funarte foi responsável por toda a logística de transporte. A Fundação enviou as esferas para as residências dos artistas, depois para São Paulo e, finalmente, para a PQ’15. Rosane Muniz reconheceu que a ajuda do Ministério da Cultura e da Funarte foi essencial para a Representação Brasileira. “Apesar do corte no orçamento, conseguimos o apoio. O dinheiro serviu para fazermos a pré-montagem no Cenotécnico de São Paulo, necessária para vermos como a obra ficará exposta, e o envio para a Quadrienal”, comenta, acrescentando que todos os envolvidos trabalharam de forma voluntária, há cerca de um ano.
Sobre a Quadrienal de Praga
O Brasil já conquistou duas vezes (1995 e 2011) a Triga de Ouro, o mais prestigiado prêmio na área cenográfica. Considerado o maior evento mundial no campo da cenografia, a Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance apresenta trabalhos contemporâneos nas áreas de figurino, cenografia, espaço da cena, iluminação, sonoplastia e arquitetura teatral para o teatro, dança, ópera, performances multimidiáticas e artes performáticas, entre outras.
Desde sua fundação, a PQ conta com a participação de diversos países em seções competitivas. AMostra dos Países e Regiões é o eixo central do evento e abriga a Mostra dos Estudantes, que visa a revelar como tem se refletido o ensino da cenografia nas escolas em todo o mundo. Nesta edição, pela primeira vez, haverá participação de 14 escolas de cenografia, que vão apresentar 32 obras de estudantes, oriundos de diversos estados brasileiros.
SERVIÇO

13ª Quadrienal de Praga
República Tcheca
De 18 a 28 de junho de 2015
Mostra dos Países e Regiões

Doris Rollemberg e Rosane Muniz, curadoras adjuntas; Rafael Bicudo, pesquisa curatorial; Luiz Henrique Sá, conselheiro consultivo; Doris Rollemberg e Ronald Teixeira,designers do projeto expositivo.

Mostra Nacional Brasileira

Artistas convidados:Adriano Guimarães (GO), Berna Reale (PA), Bia Junqueira (RJ), Caetano Vilela (SP), Camila Murano (SP), Cláudia de Bem (RS), Daniela Thomas (SP), Eduardo Tudella (BA), Fernando Marés (SC), Fernando Mello da Costa (RS), Flávio Gra (RJ), Freuza Zechmeister (MG), Hélio Eichbauer (RJ), João Marcelino (RN), José de Anchieta (PE), José Serroni (SP), Laura Vinci (SP), Lu Bueno (SP), Lúcia Chedieck (PA), Marcelo Denny (SP), Marcelo Lipiani (RJ), Márcio Medina (SP), Márcio Tadeu (SP), Marcos Flaksman (RJ), Marisa Bentivegna (SP), Nádia Luciani (PR), Nadja Naira (P R), Rosa Magalhães (RJ), Samuel Abrantes (RJ), Simone Mina (SP), Thomás Ribas (RJ).

Mostra dos Estudantes
Núcleos de ensino participantes:
A Terreira da Tribo; Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Escola São Paulo; Espaço Cenográfico; SP Escola de Teatro; SENAI CETIQT; Universidade do Estado de Santa Catarina; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade de Brasília; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Universidade de São Paulo; Universidade Estadual do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Países participantes da PQ’15
Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Bielorússia, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Catalunha, Chile, Hong Kong SAR China, China, Croácia, Cuba, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Egito, Estônia, Finlândia, Georgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Kazaquistão, Coréia do Sul, Latívia, Líbano, Liechtenstein, Lituânia, Macao SAR China, México, Mongólia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Quebec, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos da América.

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *