Grande evento do vinho na América Latina movimenta os negócios do setor em sua 19ª edição
Com ampla expertise no segmento de vinho e gastronomia, a CH2A Comunicação anuncia a divulgação da 19ª edição do ExpoVinis Brasil,maior evento de vinhos da América Latina que acontece de 22 a 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
– O chef Olivier Anquier e Clélia Iwaki, da direção da feira
A agência, referência na organização de eventos e na comunicação dos setores gourmet e wines business, é a assessoria de imprensa do ExpoVinis Brasil desde sua primeira edição. “Para nós é muito importante acompanhar o crescimento do evento, que é também um reflexo do crescimento do setor vitivinícola de modo geral. É um segmento que acompanhamos de perto há mais de uma década e sobre o qual acumulamos bastante informação e conhecimento aolongo dos anos”, explica Alessandra Battochio Casolato, diretora da CH2A, que fica na região dos Jardins, em São Paulo.
No portfólio da agência, que já capitaneou eventos luxuosos de vinhos para países como Itália, Portugal e França, estão grandes nomes do setor enogastronômico. É o caso da Wines of Chile, associação que reúne as principais vinícolas do país que ocupa a primeira posição no ranking de vinhos importados no Brasil, e do Miolo Wine Group, um dos maiores grupos vitivinícolas do país. Também está na lista de clientes da agência a premiada vinícola chilena Viña Ventisquero e a CH2A assina, ainda, a divulgação da marca Salmón de Chile e da Danubio, grife de produtos gourmet do grupo Vigor.
Período de grandes negócios e novidades no mundo do vinho
O mês de abril tem destaque no calendário de produtores, importadores, enófilos e e demais players do setor vitivinícola, que se reúnem em São Paulo para o principal evento de vinhos da América Latina: o ExpoVinis Brasil. A 19ª edição do evento acontece no Expo Center Norte entre os dias 22 e 24 de abril, quando mais de 10 mil pessoas devem visitar a feira, que traz lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.
“O ExpoVinis é uma feira consolidada, que há quase 20 anos reúne no Brasil produtores e visitantes de todo o mundo. É um momento importante para o mercado, quando temos a oportunidade de apresentar as novidades e discutir o setor. Um dos nossos objetivos é manter a alta qualificação do público do evento, parte da nossa estratégia em 2014, ano em que recebemos uma quantidade elevada de profissionais derestaurantes e bares, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e
claro,especialistas”, resume Ana Ishida, show manager do evento.
Abrangendo cada vez mais a cadeia que integra o mercado, em 2015 o ExpoVinis Brasil apresenta novos eventos paralelos e também outras atividades de grande êxito em edições anteriores, caso do Top Ten, o aguardado concurso que elege os melhores vinhos do evento, e das Degustações Premium, que trazem provas temáticas conduzidas por grandes nomes do setor e em 2015 serão gratuitas (para convidados e profissionais do setor).
Em breve serão divulgadas as informações sobre as inscrições, degustações programadas e especialistas que conduzirão cada uma das provas, mas o ExpoVinis já adiantou uma novidade em sua grade oficial: de Londres vem o único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Junior – MW (foto), que irá comandar a palestra ‘Ferramenta de vendas usadas em países europeus: como vender vinhos em um mercado competitivo’. Dirceu Vianna – MW é um dos poucos a ostentar o cobiçado título de ‘master of wine’, concedido pela tradicional escola britânica Wine & Spirit Education Trust. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.
O ExpoVinis Brasil também volta a realizar um dos mais aguardados concursos de vinhos do Brasil e importante “guia” para quem visita a feira: o Top Ten. Anualmente a prova elege os melhores rótulos da feira em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.
O júri, formado por importantes nomes do mundo do vinho, é presidido pelos consultoresJorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin – eJosé Ivan Santos, autor de livros sobre o setor – como ‘Conheça Vinhos’,
escrito em parceria com Dirceu Vianna Jr. O resultado será divulgado na manhã do dia 22 de abril, primeiro dia da feira.
Dr. Wine e Palestras Gratuitas
Entre as novas atividades paralelas estão os projetos Dr. Wine e as Palestras Gratuitas. Desenvolvido para atender profissionais iniciantes ou que não tenham consultoria de especialistas para montar uma carta de vinhos, o Dr. Wine possibilita ao visitante marcar dia e horário para apresentar sua carta de vinhos aosconsultores do evento, que darão dicas e sugestões para compor a carta de restaurantes, pizzarias e bares.
Já os consumidores e visitantes iniciantes no mundo do vinho são o público esperado nas Palestras Gratuitas, uma inovação em 2015: pela primeira vez serão realizadas apresentações com temas menos aprofundados. A programação está sendo desenvolvida em parceria com a Eno Cultura (Educação em Vinhos e Destilados).
Também com foco no consumidor e no profissional iniciante, acontecerá, diariamente, o 1º Glass Tasting Riedel. A marca de taças, mundialmente reconhecida, fará demonstrações de como uma taça pode influenciar na degustação de diferentes tipos de uvas e onde a forma (tamanho do bojo e diâmetro da borda) podealterar significativamente o vinho, interferindo na percepção de seus aromas.
Em breve serão divulgados os detalhes para agendamento das reuniões, horários das palestras e disponibilidade para inscrições por meio do site do evento:www.expovinis.com.br.
“Além de um mediador na concretização de negócios entre produtores e potenciais compradores, nosso objetivo também é fazer do ExpoVinis uma ferramenta para ademocratização do consumo e da venda de vinhos. Com a criação de projetos como o Dr. Wine e as Palestras Gratuitas preparamos cada vez mais as pessoas e contribuímos com o crescimento e a qualificação do setor”, conclui Ana.
Shuttle service
Em 2015 o evento volta a oferecer um serviço inaugurado no ano passado: o shuttle service, traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do evento até a estação. O transporte começa a operar às 12h30 saindo do metrô para o pavilhão, e o trajeto Center Norte-estação começa a operar às 14 horas. O último shuttle sai às 21h30 do centro de exposições.
Últimas áreas disponíveis para participação. As empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail comercial.expovinis@informa.com ou pelo telefone (11) 3598.7836. Mais informações sobre o evento em www.expovinis.com.br.
