A cidade do Rio de Janeiro é tema de documentário inédito

rio de janeiroCom o tema Cidades Históricas, episódio da série Coleções narra a história, as belezas naturais, e as principais manifestações culturais da cidade do Rio de Janeiro. O documentário passeia pela paisagem carioca e conversa com personagens que se sentem atraídos pela segunda maior metrópole brasileira. Com direção geral de Belisario Franca, a atração estreia no dia 27/02, quinta, às 21h30, no SescTV.

A produção discorre, entre outros temas, sobre as primeiras ocupações da cidade do Rio de Janeiro pelos portugueses; os motivos que levaram os lusitanos a não se interessarem pela Bahia da Guanabara; a ocupação da Bahia pelos franceses, que ameaçavam o domínio português; o surgimento das primeiras estradas que seguiam em direção ao interior; e o desenvolvimento da cidade após a descoberta do ouro em Minas Gerais, em 1696.

O episódio comenta a chegada do samba ao Rio de Janeiro, vindo da Bahia. A princípio, o berço do samba foi na Pedra do Sal, depois migrou para a Praça Onze e para a casa da Tia Ciata, onde a feijoada se tornou tradição. Logo, esse ritmo musical foi fazer história no subúrbio carioca, nas escolas de samba e no Carvanal.

O programa também trata do desmatamento e reflorestamento da Tijuca; da exploração dos espaços cariocas; da cultura de praia; e da identificação entre portugueses e brasileiros. Além disso, o episódio visita o Paço Imperial, centro cultural desde 1985. A construção já foi Casa dos Governadores; Paço Vice-Real; Palácio Real; Palácio Imperial; e repartição geral dos Correios.

Sobre a série Coleções:
Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da série é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira.

Sobre o SescTV:

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *